sábado, 30 de janeiro de 2010

Kid abelha


Sua carreira musical começou como vocalista do então chamado Kid Abelha e os Abóboras Selvagens, banda na qual está até hoje, apesar da carreira solo. O primeiro compacto da banda, Pintura íntima, foi lançado em 1983. No começo, a crítica chegou a pensar que o Kid Abelha não passava de mais uma dessas bandas que não teriam mais do que três sucessos nas rádios. Mas o tempo provou a qualidade e o sucesso do Kid Abelha, que depois de 27 anos, ainda lota shows e vende discos numa carreira marcada por muitos mais pontos altos do que baixos. Entre os seus muitos grandes sucessos estão Fixação, Como eu quero, Alice não me escreva aquela carta de amor, No seu lugar, Eu tive um sonho, Te amo pra sempre, Eu só penso em você, Eu contra noite, Lágrimas e chuva Nada sei, "No meio da rua","Amanhã é 23" e "Grand'hotel.

Sexualidade e erotismo são temas abordados em algumas letras de Paula Toller. Às vezes, são cantados de forma mais explícita como em Um Segundo a Mais, Por uma Noite Inteira, Eutransoelatransa, Poligamia e Derretendo Satélites - esta do seu primeiro disco solo. Outras vezes estes temas aparecem também mais disfarçados ou em forma de metáfora ou leves citações, como nas músicas Pintura íntima, Agora Sei, No seu lugar,entre outras. Apesar das letras ousadas; nos shows Paula prefere uma postura mais distante, sem grandes apelos.

Anos 80


Em 1981, Paula Toller conhece Leoni na faculdade. Ambos estudavam na PUC-Rio e começaram a namorar. Com isso, Paula passou a visitar os ensaios da banda "Chrisma", formada por Leoni (voz e baixo elétrico), Carlos Beni (bateria) e Pedro Farah (guitarra). Os garotos sempre convidavam Paula a ingressar na banda, porém, ela sempre recusava, alegando ser tímida. Suas visitas aos ensaios a motivaram a cantar. George Israel, por sua vez, foi visto tocando saxofoneBúzios, Rio de Janeiro, e convidado por um amigo de Leoni a conhecer a tal banda que este liderava. George aceitou o convite e se uniu à banda, pouco tempo depois conhecida como Kid Abelha e os Abóboras Selvagens, nome escolhido durante uma transmissão ao vivo na Rádio Fluminense FM. em
A primeira demo executada pela extinta rádio foi Distração. O sucesso foi imediato, a banda passou a fazer shows no Circo Voador e, com isso, participam do LP Rock Voador, com duas faixas: Distração e Vida de Cão é Chato pra Cachorro.
Pedro Farah foi o primeiro integrante a abandonar a banda, logo no início do sucesso, para morar nos Estados Unidos. Com isso, Bruno Fortunato assume a guitarra do Kid em definitivo. Beni, que mais tarde seria produtor da banda carioca Biquini Cavadão, foi o segundo integrante a sair do Kid, sendo substituído por bateristas contratados.

Uma apresentação do Kid em 84, cantando distração: